A Prefeitura de Maricá lançou nesta terça-feira (27) o Mapa da Mulher Maricaense, uma pesquisa elaborada pelo Instituto Darcy Ribeiro (IDR) em parceria com a Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres sobre a realidade da população feminina, como o acesso aos serviços e a garantia de direitos no município. O portal online já está disponível e traz uma radiografia das mulheres para auxiliar o desenvolvimento de políticas públicas que visam promover o empoderamento, a igualdade de gênero e a prevenção e o combate à violência doméstica e familiar na cidade.
O Mapa é um site (https://encurtador.com.br/fuFTZ) que será frequentemente atualizado e disponibiliza informações sobre os programas de governo que há no município, rede apoio para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, leis, canais de ajuda com o telefone do WhatsApp que direciona para a central de atendimento de denúncias, informações sobre a Patrulha Maria da Penha, além de dados estatísticos sobre o público feminino na cidade. Com esta ferramenta será possível ter acesso ao perfil das mulheres que moram na cidade, contribuindo para o avanço da humanização tão priorizada no atendimento especializado ao público feminino.
Na cerimônia realizada no Cine Henfil, no Centro, o grupo de teatro das Oprimidas apresentou a peça “Até quando?”, que discute a formação da sociedade patriarcal desde a infância até os casos de violência. A secretária municipal de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Luciana Piredda, afirmou que o machismo também oprime os meninos que podem se tornar agressores quando adultos.
“Para mudar isso, vamos instalar na secretaria um grupo reflexivo para homens agressores. Nós, mulheres, sofremos cotidianamente com vários tipos de violência, mas queremos com esse mapa mostrar as saídas, de como romper esse ciclo, aonde a mulher pode buscar ajuda para que nós possamos cada vez mais caminhar rumo à igualdade de gênero e de uma sociedade livre da violência”, destacou Piredda.
Fonte : https://odia.ig.com.br/marica/2024/02/6801019-prefeitura-lanca-mapa-da-mulher-maricaense.html