Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Dia Internacional da Mulher: entenda origem, reivindicações e saiba outras curiosidades sobre a data - Pod Já - Sintonizando Conteúdo

Fale conosco via Whatsapp: +55 21 99929-5265

No comando: Programação de Exemplo

Das 00:00 às 24:00

Dia Internacional da Mulher: entenda origem, reivindicações e saiba outras curiosidades sobre a data

Há mais de um século, o Dia Internacional da Mulher é um símbolo das lutas e reivindicações pelos direitos das mulheres. O 8 de março é um momento de reflexão sobre as conquistas das mulheres, mas também um momento de reafirmação da luta contra o sexismo e as desigualdades de gênero, que, infelizmente, continuam.

Na lista abaixo, entenda como a data surgiu, a partir de reivindicações de mulheres trabalhadoras, e o que levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a incorporá-la ao seu calendário internacional.

Qual a origem do 8 de março?

primeira iniciativa em favor de um dia para as mulheres data de 1909, uma ideia concebida pelo Partido Socialista dos Estados Unidos. Mas foi na Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em agosto de 1910, em Copenhague, que a alemã Clara Zetkin abriu uma votação sobre o princípio de um Dia Internacional, sem data definida. Nesse período, as reivindicações das mulheres contra a discriminação no emprego e pelo direito ao voto cresciam nos países industrializados. O movimento sufragista para reivindicar o direito ao voto para as mulheres nasceu em 1903 no Reino Unido, onde elas obtiveram o direito de votar (a partir dos 30 anos) em 1918.

Quando foi a primeira edição do Dia da Mulher?

A primeira edição do Dia da Mulher aconteceu em 19 de março de 1911. Nesta data, mais de um milhão de pessoas protestaram pelos direitos das mulheres em Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Nos primeiros anos, esses dias estavam intimamente ligados aos movimentos operário e socialista. Em 1914, foi em 8 de março que as mulheres socialistas se reuniram em Berlim, em particular para exigir o direito ao voto. O acontecimento é considerado a primeira manifestação de fato do 8 de março.

Deixe seu comentário: